Resumo do Caso: A Ordem dos Cavaleiros Templários

A história a seguir contém descrições de crimes como tortura e assassinato. Não é indicada para pessoas sensíveis e é recomendada para todos que se interessarem por conteúdo histórico. 

"Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao Vosso nome dai a glória!" 


Resumo Geral:

A Ordem dos Cavaleiros Templários foi fundada em 1118, por Hugo de Payens, após a Primeira Cruzada. 


Hugo contou com o apoio de mais 8 cavaleiros para fundar a Ordem, entre eles André de Montbard, tio de Bernardo de Claraval, e do rei Balduíno II de Jerusalém, que os acolheu em seu palácio em uma das esplanadas do Templo.  

Assim nasceu a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo, que, por se estabelecerem no monte do Templo de Salomão, ficaram conhecidos como Ordem do Templo, ou por Cavaleiros Templários. 


Inicialmente o objetivo da Ordem era ser um tipo de guarda militar de cavalaria para proteger os cristãos que faziam a peregrinação a Jerusalém. Os peregrinos que se dirigiam a Jerusalém eram vítimas de ladrões em todo o percurso entre Jafa a Cesareia e, na Terra Santa, dos ataques que os muçulmanos faziam aos reinos cristãos que as Cruzadas haviam fundado no Oriente. 


Mas, tempos depois ela se tornou uma sociedade secreta que mudou não só a vida dos que acreditavam nos cavaleiros, mas alterou a nossa forma de lidar com a economia e deu origem ao dia mais temido por todos no mundo inteiro. 



A Ordem foi fundada em 1118, por Hugo de Payens, após a Primeira Cruzada.  

 

Primeira Cruzada foi a primeira de uma série de guerras religiosas, chamadas de Cruzadas, que foram iniciadas, apoiadas ou dirigidas pela Igreja Católica no período medieval. O objetivo dessas Cruzadas era recuperar a Terra Santa do domínio islâmico. Embora Jerusalém tenha estado sob domínio muçulmano por centenas de anos, no século XI, a conquista da região pelos seljúcidas ameaçou as populações cristãs locais, as peregrinações do Ocidente e o próprio Império Bizantino. A primeira iniciativa da Primeira Cruzada começou em 1095 e durou até 1099. 

 

O objetivo da Ordem era que ela fosse um tipo de guarda militar de cavalaria para proteger os cristãos que faziam a peregrinação a Jerusalém. 

 

Hugo contou com o apoio de mais 8 cavaleiros para fundar a Ordem, entre eles André de Montbard, tio de Bernardo de Claraval, e do rei Balduíno II de Jerusalém, que os acolheu em seu palácio em uma das esplanadas do Templo. Assim nasceu a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo, que, por se estabelecerem no monte do Templo de Salomão, ficaram conhecidos como Ordem do Templo, ou por Cavaleiros Templários. 

 

Os peregrinos que se dirigiam a Jerusalém eram vítimas de ladrões em todo o percurso entre Jafa a Cesareia e, na Terra Santa, dos ataques que os muçulmanos faziam aos reinos cristãos que as Cruzadas haviam fundado no Oriente. 

 

No outono de 1127, quase 10 anos após a fundação da Ordem, Hugo e mais 5 cavaleiros se dirigiram à Roma para solicitar ao Papa Honório II o reconhecimento oficial da Ordem dos Cavaleiros Templários.  

 

Nessa visita, a Ordem consegue o reconhecimento oficial e o apoio e influência de Bernardo de Claraval, no Concílio de Troyes em 13 de janeiro de 1129. O apoio foi confirmado através da bula papal Omne datum optimum, emitida em 29 de março de 1139 pelo Papa Inocêncio II. 

 

Assim, os Templários foram reconhecidos oficialmente e passaram a receber privilégios, como por exemplo a isenção de dízimo para despesas da Terra Santa, tal privilégio se dava em razão dos serviços prestados à comunidade cristã, que os justificavam dizendo que os Cavaleiros arriscavam suas vidas para garantir a segurança do povo, espalhando o amor de Cristo e sua fé.


Com isso a Ordem se tornou uma das favoritas entre o povo cristão e cresceu rapidamente em números de membros e poder. Os membros da Ordem estavam entre os mais qualificados em questão de combate nas Cruzadas e os membros não combatentes da ordem administravam uma vasta infraestrutura econômica, inovando em técnicas financeiras de relevância mundial. 

 

Uma das técnicas desenvolvidas pelos Templários na elaboração de um sistema bancário, foi a criação da letra de câmbio, que posteriormente foi instituída em praticamente todo o mundo. Para quem não sabe, a letra de câmbio é como se fosse uma nota promissória, ou seja, um título de crédito que representa uma obrigação pecuniária...


Para ler o post completo, acesse: https://www.patreon.com/thecrimebrasil



Fontes de pesquisa: 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lendas_envolvendo_os_Cavaleiros_Templ%C3%A1rios

https://www.thecrimebrasil.com.br/2022/06/a-origem-das-sociedades-secretas.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_dos_Templ%C3%A1rios

https://www.infoescola.com/historia/ordem-dos-templarios/

http://templarios.org.br/novosite/

https://www.brasilparalelo.com.br/artigos/ordem-dos-templarios


Vídeos sobre a Ordem dos Templários



Filmes inspirados nos Cavaleiros Templários



💫 LOJA DO THE CRIME 💫

CUPOM DE DESCONTO DE 5%OFF EM TODO O SITE: 

 THECRIME

(válido até 29/07/2022). 



💀 Acesse conteúdos exclusivos através do Patreon

https://www.patreon.com/thecrimebrasil

📌 Catarse

https://www.catarse.me/thecrimeclub?ref=user_contributed&project_id=140703&project_user_id=1667950


Ouça o PODCAST aqui

https://anchor.fm/thecrimebrasil


Se inscreva no Canal do Youtube

https://www.youtube.com/channel/UCW7RjpRGVisTvC7I9xIOKcw


Por Thainá Bavaresco.

Comentários

Postagens mais visitadas