Resumo do caso: Holodomor - A Grande Fome da Ucrânia
A história a seguir contém descrições de crimes extremamente violentos: genocídio, tortura, canibalismo, crime contra a humanidade. Não é indicado para pessoas sensíveis e é recomendado para maiores de 18 anos.
"Muitos camponeses desapareceram. As pessoas perderam a cabeça de fome e comeram umas às outras. Na aldeia houve um caso em que uma mãe quebrou a coluna vertebral de seu filho, o cozinhou em um caldeirão e o comeu."
Kateryna Nykogda
Como explique para vocês no caso do Andrei Chikatilo, o Holodomor matou entre 1,8 à 12 milhões de pessoas na Ucrânia no século passado (XX). O período em que o Holodomor ficou em um estado extremamente crítico foi entre os anos de 1932 a 1933. Porém, as consequências dessa crise humanitária ecoaram por longos anos no país, tanto que o Andrei nasceu em 1936 e a Ucrânia ainda sofria as devastadoras consequências do Holodomor.
Ele também sentiu na pele o que foi viver em fazendas coletivas, pois, seus pais de foram vítimas da coletivização forçada de terras promovida por Josef Stalin.
Essa coletivização forçada da agricultura, foi a expropriação de terras, colheitas e gado, dos camponeses ucranianos entre os anos de 1929 a 1931. Nessa época foi estabelecido um efetivo controle político-administrativo sobre o campesinato (conjunto de grupos sociais de base familiar que se dedicava a atividades agrícolas, com graus diversos de autonomia), forçando-os a apoiar o regime soviético. Alinhado a isso, também existia a teoria de que o governo queria garantir a eliminação dos kulaks.
A palavra Holodomor é ucraniana e pode significar "matar pela fome", ou "Grande Fome". E durante os anos em que o Holodomor se sucedeu as pessoas viveram nessa realidade absurda, sem ter o que comer, então, o significado "matar pela fome" se tornou literal, já que o canibalismo passou a ser uma prática "comum" na época. Para ler a história completa e entender o que foi esse episódio terrível da história da humanidade acesse: Holodomor - A Grande Fome da Ucrânia
Patreon - The Crime Brasil |
Sinopse: A Sombra de Stalin é um retrato de Gareth Jones, o jornalista galês que foi o primeiro a revelar a chocante verdade por trás da utopia soviética e do regime de Josef Stalin: o genocídio da fome na Ucrânia perpetrado em 1933 pela União Soviética.
📺 Onde assistir: @netflix
Fontes de pesquisa:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Holodomor
https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/holodomor.htm
https://ideiasradicais.com.br/holodomor-o-holocausto-que-nao-te-contaram/
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60348621
https://pt.wikipedia.org/wiki/Deskulakiza%C3%A7%C3%A3o
Conheça mais sobre o Holodomor
https://www.youtube.com/watch?v=aRPnem6Aon8&ab_channel=Hist%C3%B3riadomundo
Vídeo do Canal Nostalgia
https://www.youtube.com/watch?v=LmShtQMtciI&t=41s&ab_channel=CanalNostalgia
Livro "O Caso dos Exploradores de Caverna"
https://www.patreon.com/thecrimebrasil
📌 Catarse
https://www.catarse.me/thecrimeclub?ref=user_contributed&project_id=140703&project_user_id=1667950
Ouça o PODCAST aqui
https://anchor.fm/thecrimebrasil
Se inscreva no Canal do Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCW7RjpRGVisTvC7I9xIOKcw
Por Thainá Bavaresco.
Comentários
Postar um comentário