11 de Setembro

A história a seguir contém descrições de crimes extremamente violentos: atos de terrorismo, assassinato e crimes de guerra. Imagens extremamente sensíveis que podem causar desconforto. Não é indicado para pessoas sensíveis e é recomendado para maiores de 18 anos.  


Achei importante fazer esse "Especial" porquê esse ano, 2021 o Ataque do 11 de setembro completa 20 anos. São 20 anos do ataque terrorista mais simbólico da história. 20 anos dos ataques contra os alvos que simbolizavam o maior poder norte americano.  

 

Desde 1996 Osama bin Laden já havia declarado guerra contra os Estados Unidos (no post anterior tem todos os detalhes), mas até o 11 de setembro todos ataques terroristas contra os norte-americanos aconteciam em território internacional. 

 

E esse ataque planejado para atingir os alvos que simbolizavam o coração dos Estados Unidos aconteceu dentro do território americano. Era um plano audacioso e de certa forma, improvável, mas infelizmente fora concluído. O país nunca havia vivido nada parecido, e por isso esse dia é tão marcante e lembrado até hoje com muita emoção, tristeza e revolta. 

 

No início da manhã do dia 11 de setembro de 2001, 19 sequestradores assumiram o controle de quatro aviões comerciais nos Estados Unidos. Entre os sequestradores haviam 4 pilotos e 15 "braçal" que trabalhavam na contenção de reféns. Os sequestradores foram divididos em 4 aeronaves que saíram de cidades diferentes. Cada piloto foi direcionado para um avião. 

 

As aeronaves eram: dois Boeing 757 e dois Boeing 767 e estavam em rota para a Califórnia (três indo para o LAX, em Los Angeles, e um para São Francisco), após decolar de Boston, Massachusetts; Newark, Nova Jersey e Washington, D.C.  

 

O Boeing 757 é um avião de porte médio, narrow-body, bimotor fabricado pela Boeing. As versões para passageiros do 757 podem transportar entre 186 e 279 passageiros, e possui um alcance máximo de 3.100 a 3.900 milhas náuticas dependendo da variante e configuração de assentos. 

 

imagem ilustrativa do avião

Já o Boeing 767 é uma aeronave widebody bimotor turbofan desenvolvida e fabricada pela Boeing. Foi o primeiro avião bimotor widebody e equipado com glass cockpit da Boeing. Os Widebody são aeronaves de fuselagem larga, a jato nas quais a cabina possui dois corredores, com sete ou mais assentos por fileira. São geralmente utilizados para voos longos e intercontinentais acomodando maior número de passageiros e quantidades de carga que aeronaves de menor capacidade. 


imagem ilustrativa do avião

Eram aeronaves grandes escolhidas a dedo! 


O voo 11 da American Airlines (Boeing 767-223ER), era um voo comum transcontinental que acontecia diariamente. Ele saiu do Aeroporto Internacional Logan, em Boston, Massachusetts, para o Aeroporto Internacional de Los Angeles, Califórnia às 07h59. O avião contava com uma tripulação de 11 pessoas; 76 passageiros e 5 sequestradores que eram membros da Al-Qaeda. Um deles era o piloto Mohamed Atta. 

 

Atta no aeroporto

Os terroristas tomaram o avião cerca de quinze minutos após a decolagem, os sequestradores feriram pelo menos três pessoas, uma delas provavelmente foi morta, mas essa informação nunca foi oficialmente confirmada.  

 

Eles forçaram a entrada na cabine e dominaram o capitão e o primeiro oficial e Atta assumiu o comando da aeronave e alterou a rota. Os controladores de tráfego aéreo acabaram notando que algo estava errado, pois a equipe não estava mais respondendo.  

 

Às 8h24, Mohamed Atta tentou comunicar aos passageiros que o voo havia sido sequestrado, mas pressionou o botão errado e enviou a mensagem para o Boston ARTCC (Centro de Controle do Tráfego da Rota Aérea de Boston) 

 

Os controladores do tráfego aéreo ouviram Atta anunciar que: "Nós temos alguns aviões. Apenas fiquem quietos e vocês ficarão ok. Estamos retornando ao aeroporto." Às 8h25, ele anunciou: "Ninguém se mexa, por favor. Vamos voltar para o aeroporto. Não tentem fazer movimentos estúpidos."  

 

A bordo, as comissárias Amy Sweeney e Betty Ong entraram em contato com a American Airlines e forneceram informações sobre os sequestradores e lesões de passageiros e tripulantes. 

 

"Okay, meu nome é Betty Ong. Sou a comissária de bordo número três do voo 11. Nosso número um foi esfaqueado. Nosso comandante foi esfaqueado. Ninguém sabe quem esfaqueou quem e nem podemos nos levantar para a classe executiva agora porque ninguém pode respirar. E não podemos chegar na cabine, a porta não vai abrir." 
 

O Boston ARTCC fez várias tentativas de diálogo com o voo 11 sem resposta e, às 8h21, o voo parou de transmitir seu sinal Modo-C do transponder (um tipo de radar secundário). 

 

O Boston ARTCC (Centro de Controle do Tráfego da Rota Aérea de Boston), contatou diretamente o Setor de Defesa Aérea do Nordeste (NEADS) do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) em Nova Iorque. 

 

O NEADS convocou dois caças F-15 na Base da Força Aérea de Otis em Massachusetts, para interceptar o avião. A ordem para enviar os militares foi dada às 8h46 e os F-15 decolaram às 8h53. 

 

imagem ilustrativa de um caça F-15

Porém, Mohamed Atta colidiu o avião contra a Torre Norte do World Trade Center em Nova Iorque às 08h46. A aeronave, estava a cerca de 404 nós (750km/h) e estava transportando cerca de 10.000 galões (que correspondem a 38.000 litros) de combustível de jato. 

 

O avião atingiu os andares 93 a 99 da Torre Norte. 92 pessoas morreram a bordo e 1.402 no edifício.  




O voo 175 da United Airlines foi o segundo avião a ser sequestrado naquela manhã do dia 11 de setembro de 2001. Ele também saiu do Aeroporto Internacional Logan em Boston em direção ao Aeroporto Internacional de Los Angeles, às 08h14.  

 

A aeronave contava com uma tripulação de 9 pessoas; 51 passageiros e 5 sequestradores, sendo um o piloto Marwan al-Shehhi.  


Piloto sequestrador Marwan al-Shehhi 

Os terroristas tomaram o avião e o colidiram contra a Torre Sul do World Trade Center às 09h03.  


O Avião estava viajando a aproximadamente 950km/h, (590mph) e atingiu os andares 77 a 85. Estava abastecido com aproximadamente 10.000 galões do combustível de jato. Ao redor 600 pessoas foram mortas imediatamente ou isoladas acima dos andares do impacto na Torre Sul (2 WTC). 


Foi um incidente registrado ao vivo pela televisão e transmitido para milhões de pessoas, pois o voo 11 da companhia American Airlines, havia se chocado contra a Torre Norte do World Trade Center, 18 minutos antes. 

 

Por conta da colisão anterior havia uma multidão nas ruas e os canais do mundo todo faziam a cobertura do que até então acreditavam ser um acidente e não um ataque terrorista. 







Equipes do corpo de bombeiro, da polícia de Nova Iorque e policiais da Autoridade Portuária já faziam o resgate de civis que haviam se ferido na primeira colisão. 

 


As Torres estavam começando a ser evacuadas e um helicóptero tentava fazer o resgate de vítimas dos últimos andares da Torre Norte que não conseguiam descer.  


Mas mesmo com as movimentações de resgate, muitos acabaram morrendo ou se ferindo gravemente com a colisão do segundo avião. Foram ataques muito próximos, ninguém imaginava que outro avião seria propositalmente colidido com a Torre Sul. 


As pessoas que estavam nos andares superiores da Torre Norte começaram a saltar do prédio por estarem desesperadas. Após a colisão do segundo avião com a Torre Sul era possível ver mais pessoas se arremessando para fora das duas Torres. Elas não sabiam como sair de lá, nem se teriam ajuda... Então provavelmente decidiram que saltar seria menos pior. 


 







O primeiro avião que atingiu a Torre Norte às 8:45 da manhã fez o prédio pegar fogo por 102 minutos e depois, às 10h28 da manhã, ele entrou em colapso, e desabou em 11 segundos. 

 

Dezoito minutos após a primeira colisão, às 9h03, o segundo avião atingiu a Torre Sul. A Torre resistiu às chamas por 56 minutos, e depois, às 9h59, desabou em 9 segundos. 


E Manhattan ficou completamente coberta por cinzas e poeira. 







As pessoas que estavam próximas às Torres ou que já estavam sendo resgatadas precisaram correr o mais rápido possível, foi um desespero completo. Elas corriam e as ondas de destruição das Torres chegava rapidamente até elas. 


 




Muitas pessoas se abrigaram em estabelecimentos para salvar suas vidas, mas muitas outras acabaram não conseguindo se abrigar a tempo e acabaram morrendo. 


 


Equipes inteiras de bombeiros e policiais que já estavam nos andarem mais altos para resgatar sobreviventes, foram soterradas pelas Torres. Civis, trabalhadores do World Trade Center, socorristas e turistas morreram naquela manhã. 

 

Foram 403 socorristas mortos ao todo, sendo 343 bombeiros; 37 policiais da Autoridade Portuária e 23 policiais de Nova Iorque. 


 








Ao todo 2.996 pessoas morreram e mais de 6 mil ficaram feridas nos ataques do 11 de setembro de 2001, mas até hoje cerca de 40% não vítimas nunca foram identificadas.  


O cenário era de total pênico de devastação. Pessoas sendo carregadas, chorando, desesperadas, as Torres estavam em ruínas e as equipes de socorristas votaram para suas posições após a grande camada de cinzas baixar. 



 










Foram longos períodos de buscas e regaste de vítimas. Haviam muitos feridos e mortos e muitos destroços. Cães farejadores foram utilizados para auxiliar os bombeiros e policiais a encontrarem sobreviventes soterrados, pois a prioridade era tentar encontrar pessoas com vida o quanto antes. 























Infelizmente Nova Iorque não era a única cidade alvo do grupo terrorista, e outros aviões tinham destinos diferentes do que o World Trade Center. 

 

O voo 77 da American Airlines foi o terceiro voo sequestrado na manhã do dia 11 de setembro de 2001. A aeronave deixou o Aeroporto Internacional Washington Dulles, na Virgínia, às 08h20 em rota para Los Angeles. Contava com uma tripulação de 6 pessoas, 53 passageiros e 5 sequestradores.  

 

Cerca de 35 minutos após a decolagem os sequestradores conseguiram tomar o avião e a entrarem na cabine. Eles obrigaram os passageiros ficarem na parte traseira da aeronave.  

 

Hani Hanjour, era o sequestrador piloto que alterou a rota do voo que colidiu o avião contra o Pentágono, sede do Departamento de Defesa do país. 64 pessoas morreram a bordo de 125 pessoas no edifício. 

 


Hani no aeroporto

O impacto da aeronave danificou uma grande parte do edifício e ocasionou um grande incêndio, depois, o incêndio resultou no colapso parcial do Pentágono trazendo abaixo toda a área afetada. 

 

Diversas pessoas ficaram feridas e foram socorridas por equipes de bombeiros que trabalharam durante dias para combater o incêndio e resgatar sobreviventes soterrados. 



 









A parte destruída do edifício foi reconstruída em 2002, e os funcionários voltaram a ocupá-la em 15 de agosto do mesmo ano. 


O quarto e último voo sequestrado no 11 de setembro de 2001, foi o voo 93 da United Airlines. Ele deixou o Aeroporto Internacional de Newark às 08h42 em rota para São Francisco. Contava com uma tripulação de 7 pessoas, 33 passageiros, e 4 sequestradores.  

 

Os sequestradores conseguiram assumir o controle da aeronave por um tempo depois de assassinarem o piloto e terem ferido alguns passageiros. Não há como afirmar com certeza qual era o alvo dos sequestradores, mas eles alteraram a rota do voo para a cidade de Washington. Muitas pessoas especulam que o alvo dos terroristas poderiam ser o Capitólio ou a Casa Branca. 

 

Mas os sequestradores do voo 93 não obtiveram sucesso em sua missão suicida. Alguns passageiros conseguiram se comunicar com familiares que informaram a eles os ataques contra as torres gêmeas do World Trade Center e contra o Pentágono.  

 

Como os terroristas já haviam matado o piloto e haviam alterado a rota do voo, era muito provável que eles fossem morrer atingindo mais um dos lugares mais importante dos Estados Unidos. Então eles se despediram de suas famílias e se rebelaram contra os sequestradores. 

 

Durante a tentativa dos passageiros em recuperar o controle da aeronave os terroristas acabaram executando uma descida brusca do avião que ocasionou em sua queda. A aeronave estava em uma velocidade de cerca de 930km/h e caiu em uma área rural perto de Shanksville, na Pensilvânia, às 10h03. 

 

Os passageiros e tripulantes do voo 93 não resistiram ao impacto da queda do avião, mas são considerados heróis para os Estados Unidos. Foi criado um memorial temporário no local da queda do avião para homenageá-los, e a história do voo 93 é retratada em filmes e livros como símbolo de esperança e coragem. 


\


Durante o sequestro dos aviões, os terroristas usaram armas brancas para esfaquear e matar os pilotos das aeronaves e controlar os passageiros e tripulação. 

 

Na época era autorizado o uso de armas brancas como facas em voos. 

 

Khalid Sheikh Mohammed, foi o organizador dos atentados. Em 2002 ele chegou a mencionar em uma entrevista com Yosri Fouda que o alvo do Voo 93 era o Capitólio dos Estados Unidos, e que foi dado o nome-código "Faculdade de Direito". 

 

Todos os 19 terroristas faziam parte da Al-Qaeda e foram escolhidos por Osama bin Laden, todo o ataque foi financiado por ele. No documentário "Ponto de Virada: 11/09 e a Guerra contra o Terror" foi informado que a CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos) tinha conhecimento que essas pessoas faziam parte da Al-Qaeda e que alguns estiveram presentes em reuniões secretas do grupo antes dos atentados. 

 

Porém, a CIA era responsável por neutralizar o terrorismo internacionalmente, pois são responsáveis por investigar e fornecer informações de segurança nacional para o Presidente e para o seu gabinete, já o FBI (Departamento Federal de Investigação) é responsável por investigações e serviço de inteligência interno. 

 

Dessa forma, houve uma falha de comunicação entre as agências. No documentário isso é discutido e muitos lamentam a falha na comunicação, pois acreditam que poderiam ter interceptado os terroristas quando entraram em solo americano e provavelmente teriam evitado os ataques. 

 

O ataque do 11 de setembro de 2001 foi planejado por pelo menos 3 anos. Houveram reuniões do grupo terrorista Al-Qaeda com outros líderes de grupos extremistas em vários países do mundo. Foi um ataque bem elaborado e executado em solo americano. 

 

É claro que os Estados Unidos responderam o ataque declarando "Guerra ao Terror". 

 

Continua na semana que vem...  


Memorial do Pentágono

O Memorial do Pentágono é um memorial permanente ao ar livre para as 184 pessoas mortas no edifício do Pentágono e no voo 77 da American Airlines durante os ataques de 11 de setembro de 2001.  

 

Ele foi aberto ao público no dia 11 de setembro de 2008 e representa o caminho que o voo 77 fez para a colisão. 








National September 11 Memorial & Museum at the World Trade. 





Em 2006 foi iniciada a construção do Museu e Memorial do 11 de setembro de 2001. A construção foi finalizada somente em 2011. 


 

O museu foi aberto ao público no dia 15 de maio de 2014 expondo mais de dez mil peças, incluindo 2.380 pertences das vítimas, bem como 2.136 documentos e 37 grandes objetos retirados dos escombros do ataque do 11 de setembro.  

 

Entre os objetos exibidos estão os fragmentos dos aviões; o caminhão do corpo de bombeiros; colunas de aço das Torres, retorcidas pelo impacto das aeronaves; escada dos sobreviventes, objetos pessoais das vítimas e fotografias. 

 

O museu subterrâneo foi construído no mesmo local da escultura "The Sphere", de Fritz Koenig, um grande globo de metal no centro da fonte entre as duas torres. E as fontes ficaram no mesmo local das antigas Torres Gêmeas. 































Em memória.

* as imagens utilizadas por esse artigo foram retiradas do Google

Fontes de pesquisa:

https://www.nytimes.com/2014/05/14/arts/design/sept-11-memorial-museum-at-ground-zero-prepares-for-opening.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Voo_American_Airlines_77

https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2021/09/08/11-de-setembro-as-2-causas-cientificas-para-queda-das-torres-do-world-trade-center.ghtml

https://pt.wikipedia.org/wiki/Voo_United_Airlines_93

https://pt.wikipedia.org/wiki/Voo_American_Airlines_11

https://pt.wikipedia.org/wiki/Voo_United_Airlines_175

https://pt.wikipedia.org/wiki/Memorial_%26_Museu_Nacional_do_11_de_Setembro

https://www.youtube.com/watch?v=79YrLCTa91E&ab_channel=CanalNostalgia

https://www.youtube.com/watch?v=ul7qtxAMwNI&ab_channel=Nerdologia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ataques_de_11_de_setembro_de_2001#Motivos


Documentário Ponto de Virada: 11/09 e a Guerra ao Terror

https://www.netflix.com/title/81315804

Trailer 

https://www.youtube.com/watch?v=NqgNFGkOjBE&feature=emb_imp_woyt&ab_channel=Netflix


Momento em que os aviões atingem as Torres - e últimas conversas... 

https://www.youtube.com/watch?v=EEogeIIOJzU&ab_channel=TSA

https://www.youtube.com/watch?v=ZfiiIS0kRcU&ab_channel=Radio-CanadaInfo


Pessoas saltando das Torres  



Vídeos das Torres desabando

https://www.youtube.com/watch?v=QbRk3WAIhVQ&ab_channel=EyewitnessNewsABC7NY

https://www.youtube.com/watch?v=oCPVNLLo-mI&ab_channel=EyewitnessNewsABC7NY

https://www.youtube.com/watch?v=OQk5Qw8hHGA&ab_channel=EyewitnessNewsABC7NY


Pronunciamento de Obama sobre a morte de bin Laden

https://www.youtube.com/watch?v=opYJ3XWc37E&t=77s&ab_channel=FolhadeS.Paulo


Memorial 

https://www.youtube.com/watch?v=uDfApiVRLSg&ab_channel=finleyholiday


Captura de Osama bin Laden

https://www.youtube.com/watch?v=pwZ7K6Ylbc8&ab_channel=worldnewsbrasil

https://www.youtube.com/watch?v=SEXrheYG90I&ab_channel=euronews%28emportugu%C3%AAs%29


💀 Assine o Patreon

conteúdos exclusivos e clube de membros

https://www.patreon.com/thecrimebrasil



Ouça o PODCAST aqui

https://anchor.fm/thecrimebrasil


Se inscreva no Canal do Youtube

https://www.youtube.com/channel/UCW7RjpRGVisTvC7I9xIOKcw


Por Thainá Bavaresco.

Comentários

  1. Gosto muito do podcast de vocês. Parabéns pelo conteúdo. Conheci há pouco tempo e to maratonando os antigos episódios 💕 Amo a sonoplastia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que bacana!!! Obrigada. E gravar de madrugada não é fácil viu hahahahhahahah vários efeitos únicos nos episódios.

      Excluir
  2. Esse episódio é meu preferido bom demais parabens pelo trabalho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas